domingo, 2 de fevereiro de 2014

Logunedé.

Cultuado no território de Ilexá, na região Ijexá (Nigéria), Logunedé (Lógunède) é tratado, no Brasil como orixá menino. Contudo, no panteão das divindades é um orixá-filho, que deve ser olhado e cuidado com muita meticulosidade, porque possui dupla regência. Filho de Enrilé com Oxum Ipondá (Iyêyê Ipondá), Logunedé é orixá da fartura, da riqueza e da beleza, qualidades e atributos herdados de seus pais.

   Possui o poder da atração, da doçura, o charme e o carisma de sua mãe Oxum. Carrega em si também a astúcia e a bravura do caçador e a paciência do pescador, recebidos de seu pai. Mas tem sua própria característica: o poder da feitiçaria, da magia e da riqueza, sendo um grande conhecedor da medicina das folhas. Gosta de internar-se nas matas à procura de lagoas límpidas e profundas, sendo reconhecido como o “príncipe das águas azuis”.

   O grande fundamento de Logunedé está em ser um orixá meta-metá, ou seja, ele acondiciona três características: a de seu pai, o caçador; a de sua mãe, que controla as águas doces; e a sua própria, como encantador das matas e das florestas. Seu diferencial e seu segredo residem nesse tríduo aspecto! Por esta junção de predicados, tem um caráter imprevisível, impetuoso e moleque, mas em contrapartida é belo, sedutor e garboso, qualidades de seu pai Erinlé, que apesar de caçador possui o refinamento e a delicadeza de um rei. Até a sua morada e a sua alimentação seguem, em certas ocasiões, o padrão de seu pai, quando então se alimenta de caça, raízes e frutas. Possuidor de sensibilidade apurada, tem bom gosto, ama música e a dança, é meigo e sensível – características de sua mãe. Junto a ela alimenta-se de peixes, adoçando seus momentos com o sabor do mel, vivendo em seus rios mansos ou em lindas cachoeiras turbulentas.

   Logunedé é considerado o mais belo dentre todos os orixás-filhos. É chamado de príncipe e possui o título de omó aladê, o “filho coroado”, na nação fon. Divindade do encanto, ele rege os feitiços do amor e da ternura. Deslumbra e enfeitiça todos com sua candura e delicadeza. Produz a magia da vida, trazendo alegria, e ainda é matreiro e malicioso! É através da sutileza e da astúcia que consegue seduzir e se fazer aceitar nos domínios das Iyamís, mães-ancestres do poder feminino, aprendendo com elas os segredos da magia e da feitiçaria. Possui, ainda, grande ligação com Ossâim e Aroni, que lhe ensinaram a utilização mágica das ervas, e também o poder da cura pelas folhas. Este convívio duplo lhe foi proporcionado através de seus pais.

   Por viver em constante movimento e mudança, tem também uma conexão com Exu, o senhor da astúcia e da transformação, tão ou mais arisco que Logunedé. Por ser a própria mobilidade, é Exu quem permite a este orixá transitar e penetrar no mundo de sua mãe, no de seu pai e no seu próprio. Tal como Exu, Logunedé tem o simbolismo do filho-criado! Habitante do seio da floresta, a neblina é a representação da sua presença. Esta, tal como ele, inebria e encanta a todos, quando cobre as árvores e a água, num embranquecimento sutil e mágico, escondendo totalmente a divisão dos elementos e unificando a água e a terra.

   Considerado o orixá da transformação, um de seus animais sagrados é o camaleão, animal que tem o poder de disfarçar-se de acordo com o ambiente onde se encontra. Outros animais que têm simbolismo como Logunedé são o pavão e o faisão, espécimes de extrema beleza e porte majestoso.

   Logunedé oscila entre duas polaridades diferentes, a mata e a água, o que o torna a balança da natureza, transformando-o no equilíbrio dinâmico. Seus progenitores são orixás que transitam entre a guerra e calmaria, a truculência e a doçura. Sendo assim, ele precisou adquirir esta neutralidade, tornando-se o “senhor da harmonia”. Com o equilíbrio adquirido, conseguiu impor-se em sua formação e assimilou perfeitamente o poder de seus pais, representados e contidos nele. Pode-se dizer que Logunedé é uma divindade híbrida, ou seja, nascida da união de elementos de naturezas diferentes (a terra com a água; a caça com a pesca). Por ser denominado de o “senhor do equilíbrio perfeito”, tem no cavalo-marinho o seu representante símbolo.

   Este animal tem a simbologia do equilíbrio e da ereção, independentemente dos movimentos das marés, encontrando-se continuamente em perfeita postura. São também animais belos, exóticos, dóceis, tranquilos! Predicados inerentes a Logunedé, formados pela calmaria de Oxum, juntamente com a agitação e o vigor de Oxóssi, e contrabalançado com a parte da própria condição jovial deste orixá. Apesar destas diferenciações, ele consegue manter-se constantemente em harmonia e sintonia, adaptando-se perfeitamente às condições que se lhe apresentam.

   O cavalo-marinho é um animal que tem em sua constituição física duas representações importantes: sua cabeça é semelhante à de um cavalo, elemento masculino, mas carrega também a barriga da gestação, característica feminina e predicado primordial de Oxum, o que torna o hipocampo o simbolismo perfeito de Logunedé. Nesse tipo de animal, a tranquilidade provém do macho, pois é ele quem vai gestar os filhotes, que lhe são entregues pela fêmea.

   É a natureza fazendo a transmutação do animal macho em fêmea, permitindo que ele carregue dentro de si os filhotes que, no entanto foram gerados pela mãe com sua ajuda!

   Logunedé é orixá que gosta muito de música e dança. Em suas festas, dança como sua mãe Oxum, no ritmo Ijexá, com graça e suavidade, demostrando a sensualidade feminina, porém conservando o porte masculino e majestoso de seu pai. Quando dança o adarrum ou o agueré, move-se como Oxóssi, com vigor relembrando as caçadas e as investidas pelas matas.

   Possui gosto alimentar similar ao de seus pais. Suas oferendas e os sacrifícios são primeiramente apresentados à sua mãe Oxum, para depois prosseguir com seus rituais.

   As cores da preferência de Logunedé são o verde, o azul-turquesa, o amarelo-ouro e o branco. Ele não aceita o marrom e o vermelho, cores que devem ser evitadas também por seus filhos. Veste-se com saiotes e ojás cruzados no peito, e gosta muito de adornos, como braceletes dourados.

   Carrega numa das mãos um ofá e na outra um abebé dourado, trazendo ainda uma capanga e um berrante.

   O inquice terecompenso, da nação Bantu, e o vodum Avrequete, da nação Fon, possue muitas similaridades com Logunedé, tendo porém características, liturgias e rituais próprios.

   Logunedé deveria ser seguido como exemplo pelo ser humano: é centrado e equilibrado em suas ações e respeita as diferenças que existem em qualquer segmento da sociedade. Assim, ele ensina que é possível usufruir dos ensinamentosque surgem das transformações!


Generalidades do orixá: 

Como são chamados seus filhos: Logunssi.

Elementos: Terra e Água.

Dia da semana: Quinta-feira e Sábado.

Símbolo: Ofá.

Metal: Bronze e Ouro.

Cores: Verde, Azul-turqueza, Amarelo-ouro e Branco.

Folhas: Alecrim do mato, Cipó caboclo, Fava divina.

Saudação: Lossí, lossí, Logun! Oluáò, Logun! 

Seus Filhos: 

   Os filhos de Logunedé costumam ser muito reservados com suas particularidades, não falando de sua intimidade a muitas pessoas. Muito educados, gostam de tagarelar quando o assunto lhe agrada. Apreciam festas, conseguindo monopolizar a atenção, pois são muito divertidos e engraçados.


   Graciosos, vestem-se coloridamente,  porém com muita sutileza e elegância. Vaidosos, procuram se apresentar bem, de modo a ser notados onde estiverem.

   Sensíveis, inteligentes, com raciocínio rápido, “pescam” as coisas no ar. Mas não aceitam criticas; estas os magoam quando feitas aleatoriamente. Seu humor não é fixo, pois são pessoas instáveis, dependendo a sua permanecia em determinados locais das pessoas com quem estejam. Tenazes, persistentes, nunca desistem de seus objetivos, mas não se depreciam ou se “vendem” para alcança-los.

   Vivem em constante movimento, mas com certa serenidade e sensatez. Procuram sempre coisas novas, pois gostam de viver bem. Possuem grande sensibilidade a tua que é belo; gostam muito de objetos de arte e até mesmo de um certo luxo.

   Meigos, dóceis e excessivamente carentes, fazem de tudo para tirar proveito destes predicados e enfeitiçar seus amigos, conseguindo assim também a transformação de inimigos em companheiros fraternos!

   É através da mistura do amor com a magia que Logunedé consegue fazer com que seus filhos tenham uma vida harmoniosa e se tornem pessoas mais equilibradas!

Um comentário:

  1. Salve Pomba gira Maria Padilha das 7 encruzilhadas! Atrás de mim(seu nome) você (fulano) vai vir de rastro, apaixonado e manso. Salve Pomba Gira Maria Padilha das 7 encruzilhadas! Dizendo assim: Conheço a tua força e o teu poder, te peço que me atenda o seguinte pedido: Que (fulano) não coma e não durma não beba não trabalhe não consiga se divertir fique triste deprimido e só pensando em mim se não estiver ao meu lado. Que o corpo (fulano) queime de desejo e tesão por mim. Que seu desejo por mim o deixe cego para outras MULHERES, E NAMORADA E OUTRAS pessoas. Que nenhuma(rival)consiga nada com ele.Que ele deixe de vez todas as outras pessoas que tiver na rua, e tome ódio e raiva delas e não procure mais nenhuma outra que não seja eu. Que ele,(fulano), me procure a todo instante. Hoje, agora, desejando estar ao meu lado. E que me tenha em seus pensamentos o tempo todo. Agora, com quem estiver, onde estiver ele (fulano), irá parar porque o seu pensamento está em mim. (fulano) irá ficar louco de desejo, tesão e ficará muito excitado ao pensar em mim, neste momento peço a ti minha rainha Maria Padilha das 7 encruzilhadas que faça (fulano) ficar louco de vontade de estar comigo, me abraçar, me beijar e fazer amor loucamente comigo. E ao deitar, ao acordar, que tenha sonhos eróticos comigo fazendo assim com que se apaixone cada vez mais por mim. Peço ajuda a ti rainha ***Maria Padilha das 7 encruzilhadas, que faça (fulano) me achar linda, me ache gostosa e achar meu corpo lindo e ficar louco por mim e sentir muito ciúmes de mim. Que (fulano) sinta prazer somente por ouvir minha voz. Faça (fulano) sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra mulher ou outra pessoa e nunca sentirá. Peço a ti minha Maria Padilha das 7 encruzilhadas que me torne uma pessoa muito boa de cama, que eu seja fogosa, atraente, sedutora, fiel e me dê o poder de conquistar todos os homens que eu quiser e que eu leve (fulano) à loucura quando estivermos fazendo amor. Que (fulano) goze várias vezes e só de encostar em mim (fulano) fique louco de tanto desejo e muito excitado. Que nós façamos amor loucamente como dois animais selvagens no cio. Que nós sempre gozemos juntos e seja uma explosão de tanto amor, desejo e tesão. Agradeço por estar junto de outros que divulguei trabalhando a meu favor. Vou divulgar seu nome em troca desse pedido, de trazer (fulano) muito apaixonado, romântico e amável comigo. Obrigada minha rainha Maria Padilha das 7 encruzilhadas. Confio em teus poderes e quero que estejas sempre junto a mim, me torne uma pessoa linda, jovem, delicada, amada e querida por todos. Abra todos os meus caminhos. Ajude-me a conseguir tudo o que eu quero com rapidez e urgência. Me ajude na parte financeira também pois estou precisando muito de dinheiro. Muito obrigada por tudo, seja minha guardiã todo o momento. Quero que (fulano) se me procure assim que chegar aqui e diga que me ama muito e que quer ficar comigo pra sempre QUE ME DE AMOR´, e que diga que sentiu muito a minha falta enquanto teve longe de mim e que quer me encontrar e dizer o quanto está louco por mim e que não quer me deixar nunca e não quer me perder jamais , e que queira ficar comigo pra sempre e me procure e se humilhe para mim pedindo para ficar comigo pra sempre e me peça perdão e que se humilhe pra mim . minha Rainha Maria Padilha quero que o (fulano) rasteje ao meus pés. Copie e cole um pedido igual a este em 7 altares ou mande a 7 pessoas diferentes e dentro de 7

    ResponderExcluir